Rota Manta-Manaus ligará Equador ao Brasil e vai contribuir para dinamizar comércio bilateral

Comex do Brasil

São Paulo - A Rota  Manta - Manaus (AM) nasce como uma nova e mais rápida opção de transporte até o Brasil. O projeto, quase finalizado, compreende um trecho de rodovia desde o Porto de Manta, no Equador, até o Porto Providência na Amazônia no  Equador.


 


É um projeto estratégico para os dos países que pretende incrementar o comercio pela hidrovia. Entre as vantagens em destaque estão:


 


* Foco na redução do tempo de transporte entre países como China e Japão para o Brasil em especial para o polo industrial de Manaus, melhorando o tempo da logística para o seu abastecimento e produção.


 


* Para as exportações do Equador também é estratégico para agilizar o comercio com o Brasil pela rota a Manaus.


 


 "Com o uso da hidrovia é possível agilizar a chegada de mercadorias ao Amazonas, Norte e Nordeste  do Brasil. Entre os produtos que navegam no trecho se destacam os materiais de construção e para a indústria metalmecânica", afirma Alexis Villamar, diretor do Escritório Comercial do Equador em São Paulo (Pro Ecuador).


 


Grande oportunidades de negócios


 


A hidrovia Manta-Manaus é mais um dos negócios em potencial que podem ser estimulados entre Brasil e Equador.


 


Segundo dados, os negócios entre os dois países cresceu cerca de 15% de 2009 para cá. O objetivo é trabalhar no Brasil os produtos equatorianos mais elaborados como cacau (chocolate), atum, e outros produtos alimentícios, e com valor agregado , assim também em algum momento para a banana, camarão, entre outros.


 


Para quem procura bons investimentos no Equador o país apresenta otimas oportunidades no setor de infraestrutura, como por exemplo aeroportos e hidreletricas.


 


A crise e a alta do dólar frearam o crescimento dos negócios do Equador com o Brasil, mas segundo Alexis Villamar, "vamos manter nosso plano de desenvolvimento. Buscamos diversificar ainda mais a presença de produtos do Equador aqui no Brasil porque com certeza o Real voltará a valorizar e continuaremos realizando ótimos negócios no pais", explica.



> Ler outras notícias