Armando Monteiro e delegação da Suécia tratam de investimentos e negócios

Mdic - Comex do Brasil

Brasília - O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, recebeu nesta quinta-feira (21) o Ministro de Empresas, Indústria e Inovação da Suécia, Mikael Damberg. A delegação sueca, que incluiu representantes do governo e empresários, veio ao Brasil para estreitar laços e buscar novas oportunidades de investimentos e cooperação econômica, industrial e técnica em setores-chave.


 


Participaram também do encontro o embaixador sueco no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, a Diretora Geral de Comércio, Eva Walder, a Diretora de Inovação, Anna Törner e o Subdiretor do Departamento Internacional do Ministério da Indústria, Johan Norin, além de diversos empresários. Pelo lado brasileiro participaram o Secretário-Executivo do MDIC, Ivan Ramalho, o Secretário de Desenvolvimento da produção, Carlos Gadelha, e o Secretário de Inovação, Marcos Vinicius.


 


O ministro Armando Monteiro, iniciou seu discurso ressaltando a importância das agendas políticas entre Brasil e Suécia, mas destacou que o grande diferencial nos encontros foi a interface entre os empresários, o que mostrou a amplitude das relações.


 


Armando Monteiro e delegacao da Suécia tratam de investimentos (1)Monteiro foi enfático ao reafirmar a nova política industrial brasileira que está sendo desenhada, mais voltada para a inserção das empresas no mercado externo. “Precisamos reposicionar o parque industrial brasileiro e aumentar a competitividade das empresas para que elas se insiram nas cadeias produtivas globais”, afirmou.


 


Por fim, o ministro disse ainda que neste novo momento, a inovação é essencial para o desenvolvimento da indústria brasileira. “Temos que ter capacidade de inovar. Nessa perspectiva, há um grande campo para cooperação entre Brasil e Suécia, seja com oportunidades no setor aeronáutico, seja no automotivo, ou em vários outros”, avaliou.


 


Em seu discurso de abertura, Mikael Damberg reafirmou o compromisso de investimentos do governo e das empresas suecas instaladas no Brasil. “Está na hora de levarmos nossa parceria a outro nível. É hora de estabelecermos um novo padrão de comércio. Não adianta vir e afirmar que queremos estreitar a parceria. As empresas têm que fazer negócio. É nosso papel aproximar as empresas”, afirmou.


 


Ao longo de dois dias, a delegação sueca realizou uma série de encontros com diversos órgãos do governo e entidades privadas, como Fiesp e CNI, na busca de entendimentos para criação de acordos de cooperação em diferentes áreas, como aeronáutica, Bioeconomia, Energia, Mineração, Saúde, Pesquisa e Educação. A agenda fez parte da retomada da Comissão Conjunta Brasil-Suécia para Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica, que não se reunia há duas décadas.


 


As delegações governamentais brasileira e sueca acertaram a criação de um calendário comum de encontros a cada dois anos, no Brasil e na Suécia, respectivamente, além de encontros técnicos nos anos posteriores aos encontros para revisão técnica dos pontos acordados.



> Ler outras notícias